Pesquisar neste blog

quarta-feira, 26 de setembro de 2018

SND números decompostos: ditado de números

No início do ano fiz um ditado de números no quadro numérico. Inicialmente eram números aleatórios. Depois começamos a formar "segredos" com os números ditados: corações, letras, sílabas... O "segredo" torna a atividade mais lúdica e mais compensadora para as crianças.
No segundo semestre já havíamos trabalhado até 199, mas ainda tínhamos muita dificuldade com a composição e decomposição de números em centenas, dezenas e unidades. Então comecei a inserir isso nos ditados. E também conceitos como antecessor, sucessor, entre e dezena exata.
Para formar os segredos, a lista de números ditados é grande, mas compensa. Por mais que haja muitos erros no primeiro ditado, eles vão aprendendo.
Atualmente quando faço esse trabalho, colo um quadro numérico grande na lousa. Dito um número. Dou um tempinho para as crianças pensarem e encontrarem. Então faço o número na lousa e pinto no quadro numérico. Mas eles só podem ir ao quadro numérico conferir depois de tudo feito. Insista nisso! Por mais que a criança perca alguns dos números ditados ou erre alguns, ao final ela verá que acertou muitos e quase conseguiu.
Em algumas atividades já elaborei com o CDU ("casinha CDU", ou, como os matemáticos gostam de chamar, "quadro de valor posicional"); noutras, não. Feitas em sala, faço o quadrinho na lousa, peço que imaginem o quadrinho, ou façam no rascunho (caderno, borda da folha, etc.).
Gostei muito dessas atividades. Não havia encontrado nada parecido na incrível biblioteca que é a internet.
Meus alunos estão aprendendo, mesmo os que têm mais dificuldade.
Os pais também! Geralmente fazemos um em sala e eles levam outro para casa. Ou idêntico ou com outro "segredo".

Espero que seja útil a outras(os) professoras(es) e, principalmente, às alunas e aos alunos!

Se por acaso vocês encontrarem alguma falha (acontece, sabe?), coloque nos comentários que vou procurar corrigir. Mas se algum aluno engraçadinho reclamar que já foi ditado o número, diga apenas: então circule de novo! E vamos em frente!

Nesse ditado azul do 0 ao 199, será formado um guarda-chuva aberto de ponta cabeça. Ou, como alguns alunos meus enxergaram, um navio!


Neste ditado rosa do 100 ao 199, formar-se-á a letra X.


Este ditado, da casinha, é melhor fazer em sala de aula. Primeiro, todo mundo pegue o lápis de cor (ou giz de cera da cor X). Pinte fraquinho. Não se preocupe se errar, depois a gente conserta. Já segue a resposta. Para não gastar muita folha (papel vale ouro nas escolas!), você pode imprimir o ditado só para você. Para os alunos, imprima o quadro numérico de 100 a 299.


Nenhum comentário:

Postar um comentário