Os meus alunos do 2° ano gostaram muito dessas adivinhas. Pedi que lessem sozinhos e tentassem fazer. Depois fiz a leitura junto com eles e corrigimos.
Observação: cada tracinho é uma letra e cada quadrinho é uma sílaba. Para alunos alfabéticos dá para fazer questionamentos como: mas essa palavra, quantas sílabas têm? Pode ser essa a resposta?
Respostas: gato, guaraná, geladeira, régua, girafa, golfinho.
O jogo de letras e sílabas está bem colorido, atraente. Quando faço em sala de aula oriento as crianças a recortarem apenas as figuras da palavra que vão formar, assim diminui-se o número de peças perdidas... Por exemplo: vamos começar com gato. Recorte da folha apenas as fichas que tem o gatinho. Agora monta e cola. Depois escolhe outra palavra.
Uma colega certa vez me questionou porquê algumas sílabas estão separada em letras. O objetivo aqui é principalmente as famílias silábicas do G, então quero que pensem: por que ficou sobrando uma peça do foguete? Onde vai aquele U? Alunos silábicos precisam perceber a necessidade de duas (ou mais) letras para formar o som de cada sílaba. Os silábicos alfabéticos precisam perceber a existência do U entre G e vogais.
Com a atividade assim organizada eu acredito que consigo atingir um maior número de alunos, desde os pré-silábicos até os alfabéticos inciais.
Os alunos alfabéticos, que já leem com fluência, já se colocam o desafio de colar em ordem alfabética.
Outra proposta interessante é formar frases com duas palavras da lista. Mas apenas uma frase. Eles tendem a fazer várias frases desconexas ou uma história comprida. O desafio é uma única frase com duas palavras. Por exemplo: O pinguim gosta da geladeira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário