Pesquisar neste blog

terça-feira, 2 de agosto de 2022

Atividades produzidas para uma criança autista com pouco tempo de atenção/concentração

       Atualmente trabalho com uma criança na minha turma regular que, dentre outras questões, tem pouco tempo de atenção, de concentração, em atividades de papel, de folhinha. Mesmo em jogos e brincadeiras. Passa pouco tempo numa única atividade. 

       Para trabalhar com essa criança eu produzo uma série de atividades e vamos fazendo no tempo dela. 

       Seguem algumas dessas atividades.

       A versão da cantiga SE ESTA RUA que eu fiz é a versão que eu cantava para minha filha, quando ela era bebê. Pois é, além de ter significado para a criança, é legal quando têm significado para a professora. 😁 Então pode ser que seja um pouquinho diferente da versão que você conhece.

       As atividades são bem clean, com bem pouco frufru e enfeitinhos, justamente para focar a atenção na atividade. Essa criança raramente pinta suas atividades... A minha proposta com a criança é que ela faça no caderno a data e o nome completo para depois fazermos a atividade do dia. É por isso que minhas atividades não tem cabeçalho para criança preencher.

      Poréns colocados, vamos às atividades. Divirtam-se!


      Texto para leitura/cantoria junto com a professora e/ou com a turma toda. Lemos mostrando com o dedo. Junto está a música para recortar, embaralhar, montar e colar no caderno. 


Na próxima imagem, texto lacunado e ligue.

Agora um conte e registre a quantidade.

Finalmente, por último, mas não menos importante: jogo das letras. Dessa vez são quebra-cabeças com todas as letras. Tem a versão com as letras já embaralhadas e a versão com as letras em ordem.




Nenhum comentário:

Postar um comentário