Pesquisar neste blog

sábado, 11 de maio de 2024

Jogo das sílabas vogais 052024

Mais um jogo das sílabas das palavras iniciadas por vogais. 

Estou com terceiro ano. Já propus para as crianças com dificuldade o meu jogo das sílabas das vogais (https://professoralinei.blogspot.com/2018/08/vogais-jogo-das-silaba.html) e senti necessidade de repetir a atividade, mas não queria usar a mesmíssima atividade. Então elaborei um novo jogo das sílabas, com mais palavras. 

É possível colocar duas imagens na mesma página.

As palavras formadas serão: 
abacate, aranha, avestruz, azul, ema, Iara, iglu, ioiô, olho, ovelha, um, urubu, e uva  

Outras atividades que podem ser propostas após o jogo: ordem alfabética, separação de sílabas, produção de frases com duas palavras da lista, listar o nome das figuras e identificar seres vivos, cor, brinquedo, etc. Também é legar formular adivinhas cuja resposta seja a palavra. Por exemplo: "Adivinhe só! São animais primos, com penas, mas não conseguem voar! O mais famoso é da África e seu primo é brasileiro com nome feminino. São: " (avestruz e ema) 


Qualquer errinho que tiver na atividade, com certeza é errinho de digitação. Mas pode me falar e me alertar que eu vou procurar corrigir o original e corrigir na publicação.


Recursos utilizados:
Microsoft Word
fonte Calibri Light


Imagens do site Pinterest


Possíveis habilidades BNCC

EF01LP06 Segmentar oralmente palavras em sílabas.
EF01LP07 Identificar fonemas e sua representação por letras.
EF01LP08 Relacionar elementos sonoros (sílabas, fonemas, partes de palavras) com sua representação escrita.
EF02LP01 Utilizar, ao produzir o texto, grafia correta de palavras conhecidas ou com estruturas silábicas já dominadas, letras maiúsculas em início de frases e em substantivos próprios, segmentação entre as palavras, ponto final, ponto de interrogação e ponto de exclamação.
EF02LP02 Segmentar palavras em sílabas e remover e substituir sílabas iniciais, mediais ou finais para criar novas palavras.
EF02LP04 Ler e escrever corretamente palavras com sílabas CV, V, CVC, CCV, identificando que existem vogais em todas as sílabas.
EF12LP01 Ler palavras novas com precisão na decodificação, no caso de palavras de uso frequente, ler globalmente, por memorização.
EF12LP04 Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor ou já com certa autonomia, listas, agendas, calendários, avisos, convites, receitas, instruções de montagem (digitais ou impressos), dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto e relacionando sua forma de organização à sua finalidade.
EF03LP02 Ler e escrever corretamente palavras com sílabas CV, V, CVC, CCV, VC, VV, CVV, identificando que existem vogais em todas as sílabas.
EF04LP01 Grafar palavras utilizando regras de correspondência fonema-grafema regulares diretas e contextuais.
EF04LP02 Ler e escrever, corretamente, palavras com sílabas VV e CVV em casos nos quais a combinação VV (ditongo) é reduzida na língua oral (ai, ei, ou).
EF05LP01 Grafar palavras utilizando regras de correspondência fonema-grafema  regulares, contextuais e morfológicas e palavras de uso frequente com correspondências irregulares.


email para aulas particulares de informática para professores (aprenda a elaborar suas próprias atividades!): professoralineiljb@gmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário