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quinta-feira, 27 de abril de 2023

Ortografia e caligrafia J e G

Originalmente o objetivo é treinar caligrafia e ortografia de palavras com J e com G com frases ou pequeno texto; depois fazer a lista em ordem alfabética. Claro, professoras e professores podem fazer modificações e adaptações.

Pode-se usar a atividade d' O calendário em sala de aula e a outra em atividade para ser feita em casa. Ou o contrário, ou ambas para casa. 

As atividades foram feitas para caber duas atividades em uma página a4 em paisagem (deitada) com margens de 1 centímetro. 

link para baixar o arquivo PDF do Google Drive: link

Atenção na hora de imprimir! Sempre verifique quais páginas e quais cópias você quer imprimir.

No arquivo PDF  disponibilizado, temos na primeira página a atividade Hoje, duas na mesma página; na segunda página, a atividade O calendário, duas na mesma página. Na página 3 tem as duas atividades na mesma página. E na página 4, o gabarito. 



GABARITO 1 O calendário

 

1) (Espera-se que a criança contorne as palavras que tem letras g e j com as respectivas cores. No gabarito destaque para deixar mais visível às professores e aos professores.)

As palavras a destacar são: J (azul): juliano, janeiro, junho e julho.

As palavras a destacar são: G (verde): gregoriano, corrigir, Gregório, gregoriano, homenagem, gregoriano, gregoriano e agosto.

3)

agosto

corrigir

gregoriano

Gregório

homenagem

janeiro

julho

juliano

junho

 

GABARITO 2 Hoje

 

1) (Espera-se que a criança contorne as palavras que tem letras g e j com as respectivas cores. No gabarito destaque para deixar mais visível às professores e aos professores.)

As palavras a destacar são: J (azul): hoje, Juvenal, Jaci, Jade, Junqueira, João, Janaína, maracujá, caju, jabuticaba, jacaré, jabuti, jiboia, jiló, canjica, jabá, acarajé, Laranjal e Jumirim

As palavras a destacar são: G (verde): sugeri, registrar, Reginaldo, Giovana, Guilherme, origem, indígena, guri, guaraná, origem, tagarela, banguela, Lange, Gerais, Sergipe, Paraguai, Argentina, Guiana e Uruguai

 3) Essa atividade é desafiadora! São 37 palavras! É possível simplificar pedindo uma lista do J e outra do G.

(1) Acarajé, (2) Argentina, (3) banguela, (4) caju, (5) canjica, (6) Gerais, (7) Giovana, (8) guaraná, (9) Guiana, (10) Guilherme, (11) guri, (12) hoje, (13) indígena, (14) jabá, (15) jabuti, (16) jabuticaba, (17) jacaré, (18) Jaci, (19) Jade, (20) Janaína, (21) jiboia, (22) jiló, (23) João, (24) Jumirim, (25) Junqueira, (26) Juvenal, (27) Lange, (28) Laranjal, (29) maracujá, (30) origem, (31) Paraguai, (32) Reginaldo, (33) registrar, (34) Sergipe, (35) sugeri, (36) tagarela, (37) Uruguai


Habilidades possíveis (a atividade foi elaborada para um quinto ano):

1° ao 2° ano
EF12LP03 Copiar textos breves, mantendo suas características e voltando para o texto sempre que tiver dúvidas sobre sua distribuição gráfica, espaçamento entre as palavras, escrita das palavras e pontuação.

2° ano
EF02LP01 Utilizar, ao produzir o texto, grafia correta de palavras conhecidas ou com estruturas silábicas já dominadas, letras maiúsculas em início de frases e em substantivos próprios, segmentação entre as palavras, ponto final, ponto de interrogação e ponto de exclamação.
EF02LP04 Ler e escrever corretamente palavras com sílabas CV, V, CVC, CCV, identificando que existem vogais em todas as sílabas.
EF02LP07 Escrever palavras, frases, textos curtos nas formas imprensa e cursiva.

3° ao 5° aano
EF35LP07 Utilizar, ao produzir um texto, conhecimentos linguísticos e gramaticais, tais como ortografia, regras básicas de concordância nominal e verbal, pontuação (ponto final, ponto de exclamação, ponto de interrogação, vírgulas em enumerações) e pontuação do discurso direto, quando for o caso.
EF35LP13 Memorizar a grafia de palavras de uso frequente nas quais as relações fonema-grafema são irregulares e com h inicial que não representa fonema.

3° ano
EF03LP01 Ler e escrever palavras com correspondências regulares contextuais entre grafemas e fonemas – c/qu; g/gu; r/rr; s/ss; o (e não u) e e (e não i) em sílaba átona em final de palavra – e com marcas de nasalidade (til, m, n).
EF03LP02 Ler e escrever corretamente palavras com sílabas CV, V, CVC, CCV, VC, VV, CVV, identificando que existem vogais em todas as sílabas.

4° ano
EF04LP01 Grafar palavras utilizando regras de correspondência fonema--grafema regulares diretas e contextuais.
EF04LP02 Ler e escrever, corretamente, palavras com sílabas VV e CVV em casos nos quais a combinação VV (ditongo) é reduzida na língua oral (ai, ei, ou).

5° ano
EF05LP01 Grafar palavras utilizando regras de correspondência fonema- -grafema  regulares, contextuais e morfológicas e palavras de uso frequente com correspondências irregulares.

Recursos utilizados: Microsoft Word

fontes: Calibri light e Irineu Caligrafia Pont SL


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