Pesquisar neste blog

domingo, 12 de março de 2023

Ortografia para alfabetização: CE CI

 Jogo das sílabas colorido do CE CI

São sete palavras, sendo dois nomes, um objeto, uma cosntrução/lugar, dois animais e um alimento: celular, cisne, centopeia, Cecília, circo, César e cenoura. Pode-se depois pedir para as crianças copiarem a lista em ordem alfabética, formar frases com cada palavra, inventar adivinhas, etc.


A seguir atividade de "ligue-ligue". A criança liga a palavra à figura e lugar a figura à palavra, assim trabalhamos a leitura e também a correspondência dos tipos de letra.


Recorte as sílabas e forme palavras. Nessa atividade há várias possibilidades de palavras. Pode ser que a criança consiga usar todas as sílabas, ou não, conforme as palavras que formar.
Sugestões: cem, cebola, cima, cinema, cela, cipó

Sugestões: Cereja, cinco, melancia, capacete








Recursos utilizados:
Microsoft Word

Fontes utilizadas nas atividades:
Calibri e Calibri Light (do Word)
Irineu letra de mão 
K26ToyBlocks123
Samys Bookified Tuffy

Imagens do site Pinterest

EF01LP06 Segmentar oralmente palavras em sílabas.
EF01LP07 Identificar fonemas e sua representação por letras.
EF01LP08 Relacionar elementos sonoros (sílabas, fonemas, partes de palavras) com sua representação escrita.

EF02LP01 Utilizar, ao produzir o texto, grafia correta de palavras conhecidas ou com estruturas silábicas já dominadas, letras maiúsculas em início de frases e em substantivos próprios, segmentação entre as palavras, ponto final, ponto de interrogação e ponto de exclamação.
EF02LP02 Segmentar palavras em sílabas e remover e substituir sílabas iniciais, mediais ou finais para criar novas palavras.
EF02LP04 Ler e escrever corretamente palavras com sílabas CV, V, CVC, CCV, identificando que existem vogais em todas as sílabas.

EF12LP01 Ler palavras novas com precisão na decodificação, no caso de palavras de uso frequente, ler globalmente, por memorização.
EF12LP04 Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor ou já com certa autonomia, listas, agendas, calendários, avisos, convites, receitas, instruções de montagem (digitais ou impressos), dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto e relacionando sua forma de organização à sua finalidade.

EF03LP02 Ler e escrever corretamente palavras com sílabas CV, V, CVC, CCV, VC, VV, CVV, identificando que existem vogais em todas as sílabas.

EF04LP01 Grafar palavras utilizando regras de correspondência fonema-grafema regulares diretas e contextuais.
EF04LP02 Ler e escrever, corretamente, palavras com sílabas VV e CVV em casos nos quais a combinação VV (ditongo) é reduzida na língua oral (ai, ei, ou).

EF05LP01 Grafar palavras utilizando regras de correspondência fonema-grafema  regulares, contextuais e morfológicas e palavras de uso frequente com correspondências irregulares.

jogo das sílabas e ligue-ligue CE CI: 

jogo das sílabas sistema solar: 

jogo das sílabas com quebra-cabeças de nomes

jogo das letras e sílabas das complexas (GUA, G fraco e G forte, r intrometido, l intrometido):

jogo das sílabas do ÃO (som nasal marcado pelo til):

jogo das sílabas C e Q:

jogo das sílabas das vogais iniciais:

jogo das letras e sílabas de sílabas complexas, caça-palavras com coordenadas:

jogo das letras e sílabas CA CO CU CÃO, escrita de palavras, formar palavras a partir da primeira ou última sílaba:

jogo das letras e sílabas QUE QUI, textinho QUE QUI QUA QUO QUÃO, escrita espontâne a partir de figuras: 












Nenhum comentário:

Postar um comentário