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terça-feira, 20 de junho de 2023

Ortografia para alfabetização: QUE QUI

Com minha turminha de alfabetização dentro do 5° ano, trabalhamos CE CI, depois CA CO CU CÃO. Agora vamos trabalhar QUE QUI. Seguem as atividades.

Pintar espaços entre as palavras, ler junto com a professora, circular palavras com Q e/ou palavras ditadas pela professora.

Você pode copiar e colar no Word, devem caber três por página em paisagem.


Escrita espontânea: imagens elaboradas para caberem duas por página em paisagem.

(queijo, esquilo, leque, periquito e quebra-cabeças)

 (queijo, quibe, coqueiro, caqui, quiabo)


Jogo das letras e sílabas: uma das atividades que mais gosto de elaborar. E de fazer junto com as crianças. Nesse jogo vai ficar sobrando letra U quando formar uma das palavras, aí a criança vai ficar em conflito: será que a professora errou? Por que está sobrando essa letra se não tem som de U? Nesse momento fazemos a intervenção para que ela se lembre que a letra Q é muito queria e sempre anda em trio! QUE, QUI.
palavras da vez: quero-quero (espécie de passarinho que faz o ninho na grama), quiabo, quibe, coqueiro, caqui, leque.


Atividade com letras móveis para formar palavras. Atividade elaborada para caber três numa folha A4 em paisagem.



Palavras possíveis: 
(alfabeto), Kevillyn, Miguel, Fábio, Linei, Caio, Pyetro, queijo, quibe, Ana, quatro, caqui, quilo, quero-quero (espécie de passarinho que bota ovo na grama), coqueiro, querida, quente.
Ainda vão sobrar quatro letras S que você pode usar para estimular o plural de palavras e som do S final.

(Caso você encontre qualquer errinho, por favor, (1) tenha certeza que foi erro de digitação; (2) pode avisar! Eu vou agradecer e procurar corrigir.)

Recursos utilizados: Microsoft Word, imagens do site Pinterest, Paint 

(Ofereço aulas online particulares para ensinar como fazer atividades assim e truques com Word, Power Point, contanto pelo email: professoralineiljb@gmail.com) 

Fonte: Calibri Light, Calibri, Arial Black, Cheese and Mouse (queijinho), Burnstown Dam (madeirinha), Scary Monsters (monstrinhos)

EF01LP06 Segmentar oralmente palavras em sílabas.
EF01LP07 Identificar fonemas e sua representação por letras.
EF01LP08 Relacionar elementos sonoros (sílabas, fonemas, partes de palavras) com sua representação escrita.

EF02LP01 Utilizar, ao produzir o texto, grafia correta de palavras conhecidas ou com estruturas silábicas já dominadas, letras maiúsculas em início de frases e em substantivos próprios, segmentação entre as palavras, ponto final, ponto de interrogação e ponto de exclamação.
EF02LP02 Segmentar palavras em sílabas e remover e substituir sílabas iniciais, mediais ou finais para criar novas palavras.
EF02LP04 Ler e escrever corretamente palavras com sílabas CV, V, CVC, CCV, identificando que existem vogais em todas as sílabas.

EF12LP01 Ler palavras novas com precisão na decodificação, no caso de palavras de uso frequente, ler globalmente, por memorização.
EF12LP04 Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor ou já com certa autonomia, listas, agendas, calendários, avisos, convites, receitas, instruções de montagem (digitais ou impressos), dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto e relacionando sua forma de organização à sua finalidade.

EF03LP02 Ler e escrever corretamente palavras com sílabas CV, V, CVC, CCV, VC, VV, CVV, identificando que existem vogais em todas as sílabas.

EF04LP01 Grafar palavras utilizando regras de correspondência fonema-grafema regulares diretas e contextuais.
EF04LP02 Ler e escrever, corretamente, palavras com sílabas VV e CVV em casos nos quais a combinação VV (ditongo) é reduzida na língua oral (ai, ei, ou).

EF05LP01 Grafar palavras utilizando regras de correspondência fonema-grafema  regulares, contextuais e morfológicas e palavras de uso frequente com correspondências irregulares.

jogo das sílabas e ligue-ligue CE CI: 

jogo das sílabas sistema solar: 

jogo das sílabas com quebra-cabeças de nomes

jogo das letras e sílabas das complexas (GUA, G fraco e G forte, r intrometido, l intrometido):

jogo das sílabas do ÃO (som nasal marcado pelo til):

jogo das sílabas C e Q:

jogo das sílabas das vogais iniciais:

jogo das letras e sílabas de sílabas complexas, caça-palavras com coordenadas:

jogo das letras e sílabas CA CO CU CÃO, escrita de palavras, formar palavras a partir da primeira ou última sílaba:

jogo das letras e sílabas QUE QUI, textinho QUE QUI QUA QUO QUÃO, escrita espontâne a partir de figuras: 

link para pasta do google drive com os arquivos de imagem das atividades: https://drive.google.com/drive/folders/10PzRodnFuUzdJ3VGwI0U7kyETR1qUcMD?usp=sharing 

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