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sábado, 3 de junho de 2023

Ortografia para alfabetização: CA CO CU CÃO

 1. Jogo das letras e sílabas do CA CO CU CÃO

Repare que as sílabas do C forte estão separadas em letras. A intenção é fazer a criança refletir acerca da necessidade de se usar duas letras para formar o som. 

palavras: vulcão, macaco, capivara, carambola, cueca, coco, óculos




Atividade de escrita: as lacunas (tracinhos) são letras, os quadrinhos representam as sílabas.
Palavras: cachorro, macaco, capivara, cueca, coco, óculos, carambola e vulcão



Atividade de escrita a partir da primeira ou última sílaba de cada palavra. 
Gabarito: caco, cuco, oca (tirar o acento de óculos...), cão, coca, cuca 


Outras sugestões para fazer com as crianças após as atividades de folhinha:
ordem alfabética, listar somente os animais, listar somente as frutas, criar frases usando as palavras


Recursos utilizados: Microsoft Word, Microsoft PowerPoint, imagens gratuitas do site FreePik.com
Fonte: Calibri Light

EF01LP06 Segmentar oralmente palavras em sílabas.
EF01LP07 Identificar fonemas e sua representação por letras.
EF01LP08 Relacionar elementos sonoros (sílabas, fonemas, partes de palavras) com sua representação escrita.

EF02LP01 Utilizar, ao produzir o texto, grafia correta de palavras conhecidas ou com estruturas silábicas já dominadas, letras maiúsculas em início de frases e em substantivos próprios, segmentação entre as palavras, ponto final, ponto de interrogação e ponto de exclamação.
EF02LP02 Segmentar palavras em sílabas e remover e substituir sílabas iniciais, mediais ou finais para criar novas palavras.
EF02LP04 Ler e escrever corretamente palavras com sílabas CV, V, CVC, CCV, identificando que existem vogais em todas as sílabas.

EF12LP01 Ler palavras novas com precisão na decodificação, no caso de palavras de uso frequente, ler globalmente, por memorização.
EF12LP04 Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor ou já com certa autonomia, listas, agendas, calendários, avisos, convites, receitas, instruções de montagem (digitais ou impressos), dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto e relacionando sua forma de organização à sua finalidade.

EF03LP02 Ler e escrever corretamente palavras com sílabas CV, V, CVC, CCV, VC, VV, CVV, identificando que existem vogais em todas as sílabas.

EF04LP01 Grafar palavras utilizando regras de correspondência fonema-grafema regulares diretas e contextuais.
EF04LP02 Ler e escrever, corretamente, palavras com sílabas VV e CVV em casos nos quais a combinação VV (ditongo) é reduzida na língua oral (ai, ei, ou).

EF05LP01 Grafar palavras utilizando regras de correspondência fonema-grafema  regulares, contextuais e morfológicas e palavras de uso frequente com correspondências irregulares.

jogo das sílabas e ligue-ligue CE CI: 

jogo das sílabas sistema solar: 

jogo das sílabas com quebra-cabeças de nomes

jogo das letras e sílabas das complexas (GUA, G fraco e G forte, r intrometido, l intrometido):

jogo das sílabas do ÃO (som nasal marcado pelo til):

jogo das sílabas C e Q:

jogo das sílabas das vogais iniciais:

jogo das letras e sílabas de sílabas complexas, caça-palavras com coordenadas:

jogo das letras e sílabas CA CO CU CÃO, escrita de palavras, formar palavras a partir da primeira ou última sílaba:

jogo das letras e sílabas QUE QUI, textinho QUE QUI QUA QUO QUÃO, escrita espontâne a partir de figuras: 

link para pasta do google drive com os arquivos de imagem das atividades: https://drive.google.com/drive/folders/10PzRodnFuUzdJ3VGwI0U7kyETR1qUcMD?usp=sharing 



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