Pesquisar neste blog

sexta-feira, 5 de maio de 2023

Esquema de lugares, localização espacial, direções

Esquema de lugares: interpretação de esquema, introdução à cartografia, localização espacial, conceitos e vocabulário de direção como direita, esquerda, à frente, atrás; conceito de ponto de referência, planta baixa, etc.

A atividade, como sempre, elaborei para caber duas em cada página A4 de margens 1cm x 1 cm x 1 cm x 1 cm. Assim economizo um precioso recurso: papel sulfite! As questões devem ser respondidas nas linhas do caderno, mas essa instrução não coube na atividade... 
Segue para vocês em arquivo de imagem e também em link para PDF pronto para ser impresso. Atenção! Na hora de imprimir, coloque para imprimir apenas a página 1, pois na 2 está o gabarito. link para baixar o PDF: PDF para baixar do Google Drive


GABARITO:

1) Espera-se que a criança identifique a porta, a lousa, a mesa de professor e os armários cinzas.

2) Circule o seu lugar de Laura na sala.

3) a) Rayssa                b) armários        c) Myllena          d) Emily

4) Allana

5) Myllena

6) Fábio e Kevillyn estão à frente da professora.

7) A lousa está atrás da professora.

8) A porta está à direita da professora.

9) A parede está à esquerda da professora.

10) Samuel está sentado mais próximo da porta.

11) Ester está sentada mais distante da porta.

12) Nessa sala há cinco fileiras de seis lugares cada.

    13) Espera-se que a criança faça um pequeno texto, usando vocabulários como “siga em frente”, “vire à direita”, “vire à esquerda”, “depois da segunda fileira”, etc. A proposta é a criança ler seu texto em voz alta e a professora (ou um adulto) fazer o que a criança está dizendo. Dessa maneira, pretende-se demonstrar a necessidade de pontos de referência e direções claras. A depender do ano da turma, pode-se exigir também parágrafo, pontuação, ortografia, etc.

Habilidades possíveis de serem trabalhadas com a atividade na íntegra ou adaptada:
2° ano
EF02GE09 Identificar objetos e lugares de vivência (escola e moradia) em imagens aéreas e mapas (visão vertical) e fotografias (visão oblíqua).
EF02MA12 Identificar e registrar, em linguagem verbal ou não verbal, a localização e os deslocamentos de pessoas e de objetos no espaço, considerando mais de um ponto de referência, e indicar as mudanças de direção e de sentido.
EF02MA13 Esboçar roteiros a ser seguidos ou plantas de ambientes familiares, assinalando entradas, saídas e alguns pontos de referência.

3° ano
EF03GE06 Identificar e interpretar imagens bidimensionais e tridimensionais em diferentes tipos de representação cartográfica.
EF03MA12 Descrever e representar, por meio de esboços de trajetos ou utilizando croquis e maquetes, a movimentação de pessoas ou de objetos no espaço, incluindo mudanças de direção e sentido, com base em diferentes pontos de referência.

4° ano
EF04GE10 Comparar tipos variados de mapas, identificando suas características, elaboradores, finalidades, diferenças e semelhanças.
EF04MA16 Descrever deslocamentos e localização de pessoas e de objetos no espaço, por meio de malhas quadriculadas e representações como desenhos, mapas, planta baixa e croquis, empregando termos como direita e esquerda, mudanças de direção e sentido, intersecção, transversais, paralelas e perpendiculares.

5° ano
EF05GE08 Identificar e elaborar diferentes formas de representação (desenhos, mapas mentais, maquetes) para representar componentes da paisagem dos lugares de vivência.
EF05MA15 Interpretar, descrever e representar a localização ou movimentação de objetos no plano cartesiano (1º quadrante), utilizando coordenadas cartesianas, indicando mudanças de direção e de sentido e giros.


recursos utilizados:
Microsoft PowerPoint
Microsoft Word
Paint
Adobe Acrobat Reader

Fonte utilizada no esquema de lugares: Ink Free
Fonte utilizada na atividade: Calibri Light

PS: ofereço aula particular online para ensinar a fazer e diagramar atividades personalizadas! Você vai aprender a usar os programas do seu próprio computador e diversos atalhos e truques. E-mail: professoralineiljb@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário